A Lubrax está de cara nova
A EMPRESA INOVA APRESENTADO UMA NOVA IDENTIDADE VISUAL
Na última quarta-feira, 19/02/2025 a Vibra apresentou uma nova identidade visual da sua marca de lubrificantes, Lubrax. Inovando seu logotipo e paleta de cores. o projeto foi conduzido pela consultoria Design Bridge and Partners, do WPP.
“Inovação, tecnologia e modernidade. Estamos prontos e em constante evolução. De nova cara para um novo tempo.” Essa é a mensagem bem clara da empresa para a nova identidade visual.
Como parte da estratégia de alinhamento às novas demandas de um mercado
que exige cada vez mais tecnologia, especialização e proximidade com os
consumidores.
Vanessa Gordilho, vice-presidente de Negócios e Marketing da Vibra. “Temos a mais moderna fábrica de lubrificantes da América Latina, que conta com sistemas de automação de última geração e recebeu um investimento de mais de R$ 100 milhões. Com este novo passo, alinhado à nossa estratégia de negócios, temos o objetivo de fortalecer nosso posicionamento em inovação e ampliar nossa participação no mercado brasileiro e no exterior”. “Lubrax é uma marca Top of Mind, com mais de 50 anos no Brasil, que as pessoas conhecem e confiam. O que precisávamos refletir na marca neste novo momento da Vibra são todos os atributos tecnológicos e de inovação que estão por trás da produção dos nossos lubrificantes”.
O rebranding, assinado
pela consultoria brasileira Design Bridge and Partners (da WPP), mantém as
tradicionais cores verde e amarelo de Lubrax, em tons mais modernos e nova
tipografia. As embalagens dos produtos também foram reformuladas, com um design
que prioriza a clareza das informações, a diferenciação no ponto de venda e a
sustentabilidade, alinhando-se às tendências globais e reforçando o compromisso
da marca com práticas responsáveis.
“Mantivemos a
brasilidade da marca que é um dos nossos diferenciais, mas adicionamos
atributos de inovação e tecnologia por meio de novos elementos gráficos, nova
tipografia e tons. Simplificamos os rótulos e desenvolvemos formatos de
embalagens totalmente inéditos no mercado de lubrificantes”, acrescenta Luiz
Phillipe Blower, diretor de Marketing, Marcas e Comunicação da Vibra.
Desenvolvimento da nova identidade
O processo de rebranding começou com uma análise do posicionamento do Lubrax no mercado e a escuta de diferentes públicos, incluindo motoristas, mecânicos, revendedores e clientes corporativos. O diagnóstico apontou a necessidade de modernizar a comunicação e reorganizar o portfólio de produtos para uma apresentação mais clara e intuitiva.
Trajetória de sucesso
Criado em 1973, Lubrax tem uma história marcada por inovação e sucesso, além de presença marcante em patrocínios esportivos — como Flamengo, McLaren e Stock Car. A marca contribui para que a Vibra, plataforma multienergia líder no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis e de lubrificantes, tenha a maior planta de lubrificantes da América Latina.
Conclusão
A nova identidade gerou grande impacto e inovação. pude notar que a última letra do nome Lubrax, o "X" será realmente o "X da questão" pois a tendência que ele seja o ícone minimalista da empresa.
@TANQUEDESIGN - VITOR GOMES