Carregando...

O que significa Mockup?

Capa da postagem pessoas criando conteúdo


O mundo para quem trabalha como designer está cheio de novos termos que a maioria das pessoas ainda não conhecem. Como é o caso do mockup, muito presente no dia a dia de profissionais que trabalham nessa área.

De modo geral, um mockup trata-se de uma representação em escala ou tamanho real de algum projeto. Sendo muito útil para representar uma ideia de um jeito mais fiel possível com design próximo ao resultado final.

Sendo assim, é muito usado para demonstração de um projeto mesmo antes de estar finalizado. Para isso, é simulado uma série de atributos, tais como:

  • Tamanho;
  • Forma;
  • Perspectiva;
  • Textura;
  • Cor;
  • Entre outros.

Sendo assim, o cliente poderá ter uma visão mais ampla para avaliar o projeto, o que também facilita para a tomada de decisão e aprovação do mesmo. Com isso, já era de se esperar que seu uso tenha sido cada vez mais utilizado em congressos, exposições, etc.



Mockup notebook demonstrado páginas

O principal intuito do mockup é apresentar de forma mais específica o projeto aos clientes e consumidores. Uma vez que essa simulação faz com que o projeto se torne mais palpável e permite que as pessoas tenham uma ideia melhor de como ficará depois de pronto.

Por exemplo, imagine que você precisa criar uma estampa de camiseta, cuja aplicação tenha 10 x 7 cm. Na prática, imaginar como seria a aplicação pode ser um pouco mais difícil, tendo em vista que alguns detalhes podem passar despercebidos.


Mockup camiseta de vários ângulos


O mockup então é uma ótima solução para reduzir as chances de erros que possam comprometer o projeto. Além disso, também evita o desperdício de tempo, dinheiro, recursos e aumenta as chances de obter aprovação mais precisa.


Como os mockups são feitos?

Na maioria das vezes, grande parte dos designers gráficos hoje em dia, criam os seus mockups por meio do Photoshop. Isso é possível graças aos variados recursos que o programa fornece para criar cenas foto-realísticas.

Há também os recursos de objetos inteligentes, que possibilitam incluir perspectiva e deformar imagens para deixá-las como desejadas. Através desses recursos, o designer pode transformar a imagem conforme o desejado.

Feito isso, pode atualizar o conteúdo do objeto e inserir projetos gráficos diferentes, sem perder todas as atualizações que já realizou. Dessa forma o mockup se torna um arquivo versátil que pode ser usado sempre que quiser.

Vale notar que dependendo do tipo de mockup, será preciso técnicas diferentes de edições e recursos de programas. Os profissionais da área, em alguns casos, usam como base fotografias reais para os mockups.

Para isso é preciso ter um equipamento de fotografia, iluminação, entre outros. Outros preferem usar softwares 3D para criar um modelo “cru” do mockup e depois acrescentar outros detalhes.


Mockup realístico de um iPhone

Quais são os principais motivos para usar mockups?

O uso dos mockups é um grande aliado para gerar um impacto direto na divulgação de um projeto. Questões visuais à parte, como já dito antes, apresentar um projeto por meio de um mockup o torna mais palpável e facilita a compreensão.Isso porque o produto se insere em uma dimensão mais real e bem mais fiel ao seu resultado final.

Essa simulação com diferentes atributos e fatores, como mencionado, passa uma sensação mais real e bem eficiente.

Como resultado, esse processo facilita durante a tomada de decisão e aumenta as chances de obter aprovação da ideia por parte do cliente. Além, é claro, da economia que tem.

A Maker Mockup é uma loja especializada em mockups de alta definição e qualidade. Essa loja atua há mais de 10 anos no mercado de produção gráfica, com os melhores templates para o seu projeto.

Assim como também, a loja pode produzir templates personalizados de acordo com o que você precisa para o seu projeto. É uma ótima escolha para fazer um projeto mais fiel possível a sua ideia.


Conclusão

Em palavras mais claras como você pode ver, Mockup é uma representação como por exemplo um projeto/ideia que está no papel e é reproduzido de forma como ficaria se essa idéia já fosse real.

O mockup é um conceito simples, mais em conta e bem fiel ao produto final. Com ele é possível ter uma visão mais ampla sobre o resultado real, sem ter que investir em um protótipo, produto piloto, ou algo do tipo.


Créditos

Blog CemPorcentoDesign

Link: https://cemporcentodesign.blog.br/


Ferramentas 7865795336309254056

Postar um comentário

emo-but-icon

Página inicial item

INSCREVA-SE POR EMAIL

Posts Populares